domingo, 27 de dezembro de 2009

Natal e Ano Novo

Bom, depois de muito tempo sem postar por causa da faculdade e outros assuntos me apertando, estou de volta para externalizar o que penso sobre as festas de fim de ano.

Vou começar meu post com uma ressalva: qualquer comemoração, inclusive natal e ano novo, é ótima quando estamos com quem gostamos ou fazendo o que gostamos. Mas para isso não precisamos de natal, nem de ano novo...
Agora vamos lá.

Primeiro o natal:

Quem me conhece sabe que não sou cético quanto à religião, mas sou eclético. Ou seja, pego a parte boa de cada fé. Aliás, discordo mais das religiões ocidentais e suas dissidências, porque geralmente são usadas de forma manipulativa; senão de forma medieval e anti-iluminista. Isso já me faz ver as comemorações cristãs do natal com maus olhos.
Vamos à parte tradicional: nossas crianças recebem presentes. Ok, isso dá algum sentido ao natal para mim; e também ao comércio, que aumenta os preços porque sabe que a demanda é garantida. Aliás, sabe o filho do seu vizinho? Ganhou um carro elétrico, enquanto seu filho ganhou um carrinho bate-e-volta. Não tem vergonha? Você é um fracassado, um perdedor, um lixo entulhando a sociedade. Calma, não sou eu quem estou dizendo isso. É a mídia. Mas não se preocupe, você pode se redimir assumindo dívidas e alimentando o mercado mais lucrativo do mundo: o de crédito!
E o Papai Noel? Sinceramente, não podíamos adaptar aquelas roupas à nossa realidade? O natal acontece em meio às nevascas do hemisfério norte, enquanto é verão no hemisfério sul. Faça-me uma garapa! Aliás é o que ele diria se viesse ao nosso país. Pela visão que vendemos lá fora, ele só pisaria aqui para beber, usar drogas e fazer sexo. Nós sabemos que somos muito melhores que isso.

Agora o ano novo:

Esse faz ainda menos sentido para mim. Nada como um dia após o outro, não acha?
Pois é, a comemoração do ano novo me é deprimente. Eu ligo a TV e vejo todo mundo feliz por alguma coisa completamente simulada. O que aconteceu, o que mudou para estarmos comemorando? Nada, é só um dia começando após o outro.

A MISÉRIA não acabou e não vai acabar no DIA que começa.
A HIPOCRISIA não acabou e não vai acabar no DIA que começa.
A FALTA DE EMPATIA não acabou e não vai acabar no DIA que começa.
A TRAIÇÃO não acabou e não vai acabar no DIA que começa.
A CORRUPÇÃO não acabou e não vai acabar no DIA que começa.

Essas más virtudes aí em cima, e muitas outras, são intrínsecas à natureza humana e não vão mudar.
O ano novo não é um interruptor que desliga todas as coisas ruins que aconteceram e renova nossos corpos e almas. Se algo tiver que mudar (hahahahaha), vai ser gradativamente.

Bom, é isso aí o que tenho a dizer. Quem prefere ir pelo caminho da religião ou da tradição, seja feliz. Eu não aguento mais. Repetindo minha ressalva: qualquer comemoração, inclusive natal e ano novo, é ótima quando estamos com quem gostamos ou fazendo o que gostamos. Mas para isso não precisa de natal, nem de ano novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário